GRUPO E - 2.ªJornada: AEK 2-3 BENFICA

Vitória sofrida em Atenas como se esperava, e estamos na luta.

Onze sem novidades, Conti rendeu o lesionado Jardel e Salvio regressou para a extrema direita saindo Cervi para a merecida titularidade de Rafa depois do último jogo. Entrada forte do AEK com um lance logo a abrir na nossa área em que revelámos algum nervosismo mas logo soubemos responder, quer em jogo jogado quer em golos. Inaugurámos o marcador aos 6' por Seferovic após recarga a remate potente de Gedson, já o podíamos ter feito antes, e continuámos a jogar e a controlar o jogo, tanto assim foi que Grimaldo ampliou a vantagem logo aos 15 minutos numa boa finalização de cabeça após passe magistral de Pizzi. Fizemos mesmo uma primeira parte quase perfeita não fossem algumas distrações na defesa, principalmente da dupla portuguesa André/Ruben, e a expulsão infantil de Ruben Días já nos descontos dos primeiro 45 minutos. Este miúdo tem um potencial enorme mas teima em não crescer mentalmente e/ou tacticamente. Nunca pode fazer aquela abordagem ao lance, quando até a podia fazer de cabeça e sem problemas de contacto físico, ainda para mais já com um cartão amarelo. No lance a hesitação do André Almeida também não ajudou mas a culpa vai inteirinha para o central.

Ida para o intervalo com uma vantagem justa de 2 golo mas com muito para acertar de modo a corrigir a falta de um jogador nos segundos 45 minutos. Era tanto acerto que nada correu bem no reatamento... Previa-se desde logo um assalto à nossa baliza e nada fizemos para o evitar. Lema entrou para o lugar de Salvio, até aqui tudo bem, mas o central não tem ritmo para ser assim lançado 'às feras'. A equipa nunca pressionou, ficou retida nas imediações da área à espera que o AEK lhe caísse em cima e adivinhava-se o descalabro. Sempre a insistir na nossa lateral direita, onde André Almeida deve ter feito um dos piores jogos que tenho memória, cada ataque dos gregos era sinónimo de golo eminente... e num espaço de 10 minutos estava tudo empatado. Rui Vitória ainda foi tentando estancar a ferida naquela posição com trocas entre os laterais mas não o conseguiu. Há também que dar mérito ao lateral sueco do AEK que foi sempre eficaz fosse quem fosse que lhe puséssemos no caminho.

Pelo meio dos 2 golos do AEK Rui Vitória tirou Pizzi, entretanto encostado à direita no segundo tempo e assim bastantes furos abaixo do que sabe, e colocou Alfa Semedo para dar músculo ao meio campo. Não funcionou para estancar o ataque dos gregos e evitar o empate mas serviu para ganhar o jogo. Um segundo antes do miúdo ganhar a bola ainda no nosso meio campo e cavalgar para o remate vitorioso estava eu a dizer mal da substituição operada... espero que me volte a calar mais vezes!

Apanhados novamente em vantagem a equipa acordou e voltou ao jogo. Mais coesos, concentrados e com mais cabeça, fomos neutralizando os ataques do AEK e quando não o conseguíamos tivemos em Odysseas um enorme guarda-redes. O greco-alemão voltou a mostrar as suas qualidades e fez um par ou dois de enormes defesas.

Tivemos assim uma primeira parte de muito bom nível, uma segunda de luta, sofrimento e coração, e 3 pontos importantes conquistados à 2.ª jornada e que nos colocam a 1 ponto de distância dos 2 primeiros. Estamos na luta...
Próxima jornada vamos à Holanda defrontar o Ajax que empatou a 1 golo em Munique e que nos irá complicar ainda mais a vida do que este AEK, que só nos incomodou por culpa própria.

Agora é concentrar no clássico do próximo domingo e dar tudo em campo para vencer.

#VamosBenfica #UCL

Comentários

O VIDEO