Plantel 2014/2015

Fechado o mercado de transferências vamos lá analisar o nosso plantel, em comparação com o da época anterior.


Júlio César - foi o escolhido para substituir o ingrato Oblak e será certamente o dono da baliza na maior parte da época e nos jogos mais importantes das taças.

Artur - não consigo perceber como um jogador perde a confiança como aconteceu com Artur. No entanto será um bom suplente para Júlio César.

Paulo Lopes - mantém-se como 3.ª opção e espreita por uns joguitos das Taças portuguesas

Na baliza perdemos um guarda-redes com enorme potencial e futuro e fomos buscar outro com provas dadas e sem margem de progressão. Em termos de presente, ficámos na mesma, de futuro ficámos a perder.

Maxi Pereira - titularíssimo e cada vez melhor.

Sílvio - mantemos no plantel um possível titular e um enorme suplente para as laterais defensivas.

Eliseu - chegou, viu e agarrou o lugar, até pela ausência de opções na altura.

Benito - tem potencial, resta ver como progride com a equipa e Jesus.

Nas laterais defensivas penso que estamos mais fortes. Eliseu não deixa nada a dever a Siqueira e temos um lateral esquerdo de raiz para suplente que não existia na época transacta.

Luisão - muito se fala todas as pré-temporadas da sua saída mas lá se vai mantendo como lider da defesa e da equipa. Depois da melhor época ao nosso serviço só espero uma temporada ao mesmo nível do nosso Capitão.

Jardel - é, para já, o substituto de Garay no onze. Tem vindo a corresponder mas não é a mesma coisa. Esta última exibição no derby deixou-me algumas dúvidas, mas será sempre uma boa solução.

Lisandro Lopez - a minha esperança para reeditar com Luisão uma dupla de sucesso. Veio à 2 anos para substituir Garay e tem agora essa hipótese, e penso que pode atingir o mesmo nível.

César - Será a 4.ª opção para o onze inicial. No entanto tem bastante potencial e tudo depende da sua adaptação ao futebol europeu e aos métodos de Jesus. Tenho grande esperança neste miúdo.

Steven Vitória - foi inscrito mas poucas oportunidades deve ter na equipa (tirando um jogo ou dois numa taça da liga). Não tem qualidade para ser opção em jogos de grande dificuldade.

No eixo da defesa ficámos claramente mais fracos no imediato pois perdemos um defesa de alto nível que substituímos por 2 jovens que necessitam de muito trabalho para lá chegar. No entanto acho que é suficiente para as competições nacionais. Na europa logo se vê...

Fejsa - Partiu como dono e senhor da posição 6 mas a sua lesão, e a posterior lesão de Amorim, levaram a que fossem contratados Samaris e Cristante. Será uma luta interessante quando as lesões forrem debeladas. Tem a vantagem, para já, de conhecer os métodos e a equipa.

Amorim - Perdeu uma enorme oportunidade de se afirmar e fazer uma grande época. Assim que recuperar será mais um a adicionar valor ao miolo.

Almeida - É o pronto socorro do plantel. Não é um predestinado mas corresponde sempre que chamado, seja nas laterais seja a meio campo.

Samaris - Óptima contratação para entrar de caras no onze inicial. Quando Fejsa recuperar, e Cristante se adaptar, logo se verá.

Cristante - Enorme potencial. Do que conheço dele penso que Jesus fará dele um trinco à imagem de Matic. Usa bastante o físico, defende tanto como ataca, e gosta de ter a bola no pé. Jesus tem um diamante para terminar de lapidar!

Enzo - Foi e será o motor desta equipa, assim fixe a cabeça no nosso Clube.

A meio campo estamos muito mais fortes. Jesus vai ter saudáveis dores de cabeça quando as lesões estiverem debeladas. Uma possível saída de Enzo em Janeiro está devidamente colmatada com Samaris ou Cristante (principalmente este último...).

Salvio - Dono e senhor da ala direita. Espero que não tenha uma época tão azarada como a anterior pois desta vez não temos Markovic.

Tiago - Será o suplente de Toto e ainda pode jogar em todas as outras posições de ataque. Jesus tem que o trabalhar mas potencial tem ele.

Gaitan - É o mágico da equipa. Seja na esquerda, no meio, na direita, ou na frente espera-se sempre um lance genial a sair dos seus pés. Com a falta de um 2.º avançado que entre de caras na equipa pode vir a passar definitivamente para as costas de Lima (com a sua 10 nas costas!)

Ola John - Tem nova oportunidade e parece que vem com vontade. Tem tudo para ser um dos melhores extremos europeus e esta pode ser a sua última chance.

Pizzi - Jesus surpreendeu tudo e todos ao afirmar que pensa nele para o lugar de Enzo, mas eu só o vejo nas alas. Gosto dele desde que estava no Braga e penso que pode vir a ser um dos grandes extremos nacionais (faz-me lembrar em parte Simão Sabrosa..)

Sulejmani - Assim que estiver em pleno será um excelente reforço para o plantel. A sua polivalência e a sua raça são úteis em qualquer posição do ataque.

Nas alas do ataque a perda de Markovic é irreparável. No entanto o sérvio só foi titular, e só se evidenciou, porque Salvio esteve lesionado quase metade da época. Foi uma perda e tanto, de qualquer forma, mas Ola John e Tiago podem ser esse extremo repentino que faz a diferença. Temos mais soluções que na época anterior resta ver o rendimento que terão Ola John, Tiago e Pizzi. Já Sulejmani pode vir a crescer bastante em termos de importância no plantel com a saída do seu conterrâneo.

Talisca - começou como médio, já passou pela ala esquerda e neste momento é 2.º avançado. Parece-me ser o jogador do plantel com mais margem de progressão e que Jesus tem um verdadeiro diamante em bruto para trabalhar. Tem assumido a titularidade sem medos mas penso que pode ser cedo demais.

Jara - Não consigo 'ir à bola' com este Jara... Tem muita raça mas muito pouca cabeça e futebol. Acho que só ficou no plantel porque faltou a tal contratação para o ataque.

Derley - Para mim tem tudo para ser a nossa referência na frente de ataque. Só falta perceber a dinâmica da equipa e ir tendo algumas oportunidades.

Lima - Parte como dono e senhor do lugar mas o golo tarda em aparecer. Falta-lhe claramente um companheiro rotinado ao seu lado.

Nelson Oliveira - Uma incógnita... O potencial está lá à muitos anos mas tarda em aparecer. Não pode ser só a teimosia de Jesus que o impede de se afirmar no Benfica ou nos empréstimos que já teve.

Na frente de ataque perdemos Rodrigo, o nosso melhor atacante na época anterior, e Cardozo e apenas fomos buscar um substituto para a posição de Cardozo (Derley). A outra vaga será preenchida por Jara, Talisca ou Nelson. É curto, até pela diferença de qualidade ou características de cada um, e pode levar a Jesus a adoptar outro tipo de formação, só com um avançado.

Resumindo temos plantel mais do que suficiente e capaz para atacar o Bi-Campeonato. O reforço que foi feito do meio campo pode vir a ser crucial para isso e pode-nos equilibrar a balança para os jogos Europeus.
Temos um plantel diferente do ano passado mas com mais opções, mais polivalência, e mais experiência.

Vamos lá para as conquistas e para mais uma época Gloriosa!

Comentários

Enviar um comentário

O VIDEO