LFV n'A Bola

«Estamos optimistas mas ainda não somos campeões»
Entrevista dejosé manuel delgado
A vitória contra o Sporting, na passada terça-feira, foi um passo importante para garantir o título nacional. Já se sente campeão? 
— Não, e é isso que eu quero que as pessoas entendam, o futebol é imprevisível e nada me incomoda mais do que ouvir discursos de que o Benfica já é campeão. Ainda não somos! Uma coisa é estarmos optimistas, outra bem diferente é entrar numa onda de euforia que não faz sentido. Todos aqui dentro — jogadores, equipa técnica, elementos da direcção — temos a noção de que ainda vamos enfrentar dificuldades até conseguirmos alcançar o objectivo a que nos propusemos no início de época. Vamos continuar como até aqui, a respeitar todos os nossos adversários e a pensar jogo a jogo.

— Esse é um discurso prudente, mas a verdade é que o Benfica pode celebrar o título no Estádio do Dragão. Teria um sabor especial?
— O nosso título não é contra alguém, se ganharmos o campeonato ele será dos sócios e adeptos, não será um título contra este ou aquele. Portanto, respondendo à sua pergunta, tenho muito respeito pelo FC Porto enquanto instituição e vamos ao Dragão com o mesmo respeito que fomos a qualquer um dos outros estádios. Se conquistarmos o título, ele não vai ser festejado no estádio A ou B, vai ser festejado em todo o país, porque o Benfica é um clube nacional.

— Como reage aos que dizem que este é o campeonato dos túneis?
— Com a serenidade de quem sabe a razão de ser dessas declarações, mas principalmente com a certeza do mérito e do trabalho que foi desenvolvido por esta equipa. Qualquer pessoa séria neste País não pode deixar de reconhecer que o Benfica tem sido a equipa que melhor futebol tem praticado durante o campeonato. Mas — tal como fiz durante todo o ano — o que me interessa é falar do Benfica e não daquilo que outros dizem ou fazem!

— O sucesso traz o problema de ter muitos jogadores que podem sair no final da época...
— O sucesso é sempre um bom problema. Tenho lido muito sobre muitos jogadores que já estariam vendidos ou que interessariam a este ou aquele clube. Apenas posso dizer o seguinte: podemos — no final do campeonato — decidir que é mais compensador não vender jogadores e reforçar ainda mais o plantel nos sectores em que se considere que isso deve ser feito.

— Financeiramente aguenta uma decisão deste tipo?
— Com as receitas da Liga dos Campeões e os nossos direitos televisivos devidamente valorizados, temos condições para não vender e manter as contas equilibradas. Garantidamente, só sairão jogadores se as propostas forem verdadeiramente irrecusáveis e se conseguirmos ter uma solução de continuidade que nos garanta a mesma competitividade e a mesma ambição deste ano!

— Em 2005, depois de ganhar o título com Trapattoni, disse que o Benfica tinha sido campeão cedo demais. Este ano — se ganhar — o título chega no tempo certo?
— Depois do processo que se viveu no Benfica , do trabalho de recuperação que estava a ser feito, a vitória em 2005 foi conseguida num tempo em que ainda não tínhamos consolidado toda a estrutura do clube e criou uma falsa ilusão nos adeptos. Foi só isso que eu quis transmitir na altura. Não é esse, claramente, o caso em que estamos. Disse durante a campanha eleitoral que este mandato seria dedicado a vertente desportiva, é isso que estamos a fazer.

— Já pensou como é que vai festejar este título?
— Não, e todos sabem que ninguém vai pensar em nenhum tipo de festejos sem antes garantirmos no campo o campeonato, mas uma coisa tenho a certeza, quando isso acontecer faço questão de convidar para o estádio da Luz todos os jogadores do Benfica que já foram campeões com a nossa camisola. Acho que este título também é de todos os nossos jogadores que no passado construíram a nossa história, não contrariando aquilo que tenho dito durante todos estes anos: este título será da responsabilidade e mérito de todos os nossos sócios!

Gostei ...
Viva o BENFICA !

Comentários

O VIDEO